terça-feira, 11 de novembro de 2014

OS GASTOS DO DINHEIRO PÚBLICO


Ultimamente toda a grande imprensa fala em crise econômica no Brasil. Segundo as empresas de comunicação, TVs (grande maioria) , jornais, rede de rádios e até mesmo os grande portais na internet, temos um caos na saúde, educação e segurança. Muitos dos jornalistas alegam falta de investimento por parte do Governo Federal e algumas perguntas me vieram a cabeça:
  1. Por que quase nunca se fala nos investimentos e gastos por parte das prefeituras e Estados nestas áreas?
  2. Quais as áreas e quanto esses administradores (presidente, prefeitos e governadores) estão investindo?
  3. Por que somente gastos do Poder Executivo da União são demasiadamente mostrados e discutidos nesses meios de comunicação?
  4. Por que, na grande maioria das vezes, somente as áreas de educação, saúde e segurança são discutidas?
  5. Por que os gastos do Poder Judiciário e Poder Legislativo são muito poucos divulgados e denunciados?
Uma das coisas que mais se critica no governo são os gastos com o Bolsa Família, mas eles nunca falam das diversas Bolsa mantidas pelo Governo Federal e nunca falam quanto o Governo (nas diversas esferas) gasta com Propaganda Oficial. 

Passadas as eleições, muitos se manifestaram contra o Bolsa Família e que a mesma é um cabo eleitoral do governo, embora quem controla o cadastro são as prefeituras (e o PT não controla a grande maioria das prefeitura) e se esqueçem que existem outras tantas Bolsa mantidas pelo governo (clique aqui). Uma dessas é o Bolsa Esporte (clique aqui) e pelo que sei o Esporte não é uma prioridade maior que a eliminação da miséira, geração de empregos e no entanto ninguém é contra!!!!

Pesquisando mais, se descobre que o governo gasta mais de um bilhão com propaganda (clique aqui). Isso somente o Governo Federal (Poder Executivo). Se for somados os gastos com Propaganda Oficial dos diversos poderes (Legislativos e Judiciário) e diversas administrações (municipais e estaduais) esses números aumentariam diversas vezes!

Para o cidadão é importante saber onde o governo (nas diversas áreas e diversos poderes) estão gastando nosso dinheiro e acredito que a grande maioria da população não sabe por que a grande imprensa jamais mostra que esses mesmos meios de comunicação são sustentados, em sua maioria, com dinheiro público (dinheiro dos nossos impostos).

Além da publicidade oficial do governo em suas diversas esferas ainda temos a propaganda “comercial” das diversas empresas de economia mista. Quanto o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobras, etc gastam em propaganda nesses jornais, revistas (Veja e Carta Capital são algumas), rádios, TVs, etc ?

Todos esses meios de comunicação estão exigindo melhoria e investimentos na área de saúde, educação e segurança e dizendo que a economia do Brasil está um caos. Uma boa maneira do governo começar a diminuir gastos desnecessários e investir mais nas áreas essências é diminuindo drasticamente a Publicidade do Governo, já que publicidade não é tão urgente assim.

Além dos argumentos citados acima, é bom lembrar que os próprios jornalistas e especialistas, destas empresas, vivem criticando o governo e defendem as privatizações como mola propulsora da economia! Esses jornalistas e especialistas, em economia, deveriam explicar tanto dinheiro público mantendo essa empresas privadas?

Textos relacionados:
WandNews - 62 ª edição
O 'Bolsa Esmola' dos mais ricos
Escândalo: os números do Bolsa PiG!

Um comentário:

  1. Thiago Minami, especial para o USP Online

    A sociedade atual está passando por uma crise ética. Os indivíduos não são mais responsáveis pelas suas ações e jogam para as costas do outro a obrigação de dizer como agir. “É o mesmo que ocorre com quem não mata porque acredita que é contra o que Deus quer, e não por princípios próprios”, diz o professor Yves de la Taille, do Instituto de Psicologia (IP) da USP.[...]

    Acesso no site: http://www5.usp.br/12812/sociedade-deve-incentivar-a-formacao-de-principios-defende-professor-do-ip/ ás 11h32 dia 25-07-2015

    ResponderExcluir